sábado, 17 de abril de 2010

VAMOS AJUDAR O VASCO


"Ao analisarmos superficialmente a atual situação financeira do nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama, concluímos que o melhor adjetivo a ser usado para classificá-la é caótica, infelizmente, a realidade é essa.
Ao chegarmos à essa “dificílima” conclusão, pensamos o que o clube poderia fazer e o que poderíamos fazer para ajudar o clube, no que diz respeito à entrada de recursos financeiros.
Vamos dividir em 2 partes, na primeira, sugestões de ações a serem realizadas pelos administradores do clube, ou seja ações em que infelizmente nada podemos ajudar, na segunda, citaremos ações a serem executadas pelos torcedores, ações que estão ao nosso alcance, que talvez muitos não saibam, mas ajudam e muito a saúde financeira do clube.
1- Sugestões à administração do clube (apenas algumas de muitas):
a) Talvez a principal ação a ser executada, conseguir reais patrocínios para o clube.
Já temos o patrocinador máster que é a Eletrobrás, que engloba não só o futebol, mas também esportes olímpicos, porém aparentemente temos um patrocínio onde apenas um lado se beneficiou até agora, a Eletrobrás, pois a dificuldade de se obter as tais certidões está fazendo com que o clube não receba o seu benefício, que são as cotas de 7 milhões de reais, em junho vence a 3° e nem a 2° recebemos até agora, culpa de quem?, não sei, que se faça o necessário o mais breve possível para a liberação desta verba, o que seria o ideal, ou que parta para um patrocínio máster que não dependa dessas certidões.
Após resolver a pendência com o Habib’s, fechar um vantajoso acordo de patrocínio para as mangas, acreditamos, que o mínimo aceitável, seria de 4 milhões anuais para o local, repito, o mínimo.
Há também a possibilidade de fechar um patrocínio para o short, que normalmente é o mesmo para a barra da camisa, acreditamos, que, um contrato de 3 milhões anuais, seria novamente, o mínimo aceitável.
Além do futebol, a diretoria poderia e deveria tentar fechar contratos para cada esporte, por exemplo, o remo, teria a Eletrobrás e mais um patrocinador, que ajudaria na contratação de atletas e no pagamento de seus salários.
b) melhorar o programa de sócios, principalmente para os Vascaínos de fora do Rio de Janeiro, que eles tenham motivos para se associarem, além do fator que para nós é o principal, que é ajudar o Vasco, que sejam vantagens, descontos, brindes, sorteios, enfim, existem várias maneiras de se estimular associação dos tantos vascaínos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
c) Lutar pela renegociação dos valores pagos pela TV ao clube, pois os valores auaís são ótimos, para a televisão, é óbvio.
Existem várias outras coisas a serem implementadas, porém serão comentadas em outra oportunidade, agora vamos a segunda parte, a parte “que nos toca”, a parte onde o amor e a paixão de uma torcida influenciam diretamente na arrecadação e na sobrevivência de um clube, é nessa parte que pedimos que prestem bastante atenção, pois somos os responsáveis, os “artistas principais” nesses itens, vamos a eles:
a) Hoje a grande oportunidade e o grande dever dos vascaínos, que tem uma condição financeira no mínimo razoável que permita o gasto de 20, 30 ou 45 reais mensais, é a sua associação ao clube, através desta ação você gera recursos mensais para o clube, onde pelo menos 50% ou 60% do que pagamos, vai líquido para os cofres do clube, isso porque uma parte é destinada à empresa que administra o programa de sócios, além disso há o desconto de impostos.
Além de ajudar, você adquire vantagens através de um clube de benefícios, ainda longe do ideal, mas já com uma boa quantidade de empresas parceiras, garante também a vantagem de pagar metade do valor do ingresso nos jogos com o mando de campo do Vasco, desconto na assinatura da revista do clube(ainda falaremos sobre ela) e sendo das categorias sócio geral ou sócio patrimonial, garante talvez o principal benefício da associação que é o poder de voto, ou seja, passa a ser responsável direto pelo futuro do clube.
Para associar-se basta entrar no site www.ovascoemeu.com.br e se informar.
b) Assinar ou comprar a revista do Vasco, que tem tiragem de 30 mil exemplares e custa 7,90, os sócios tem desconto e podem assiná-la anualmente por 71 reais, o que faz com que cada uma saia por cerca de 5,90, a revista é de qualidade indiscutível, com excelente material, excelentes matérias, colunas, enfim, além de ajudar o clube comprando as revistas, ainda temos um belo material nas mãos.
Além disso, a informação obtida é que o Vasco arrecada uma boa quantia com os anúncios no interior da revista, a informação é que na primeira revista o total arrecadado com esses anúncios foi de quase 100 mil reais, quanto entra líquido para o clube? Não temos essa informação, mas creio que seja grande parte dessa quantia e boa parte também das vendas.
c) Comprar produtos oficiais e licenciados, que vão do uniforme oficial do time de futebol a chupetas, cadernos, energéticos, enfim, uma gama de produtos para todos os fins, sempre que comprar alguma coisa do Vasco, verifique se vem escrito em alguma parte da embalagem, “produto licenciado”, em caso positivo, compre, além de adquirir o produto, está ajudando o clube, segundo informações que contam em uma matéria na revista do Vasco n°2, os Royalties recebidos pelo Vasco variam de 5 a 10%, qualquer produto licenciado que compre, uma parte do que está gastando está indo direto para ajudar nosso amado clube.
Um grande exemplo que podemos citar é a lindíssima camisa III, que em apenas 5 dias teve 70 mil unidades vendidas e rendeu para os cofres do clube mais de meio milhão.
Ao comprar um produto não licenciado, estamos contribuindo apenas com a pirataria.
d) Comparecer aos estádios em dias de jogos do Vasco, ao fazer isso, estamos gerando renda para o clube, principalmente quando o mando é do Vasco, essa é uma das principais fontes de receitas para o clube, além de ajudar empurrando nosso time nas arquibancadas.
e) Apostar na timemania marcando o Vasco como time do coração, hoje estamos em 7° no ranking de apostas, algo inadmissível para uma torcida do tamanho da nossa, precisamos melhorar essa posição do Vasco, vale lembrar que esse ranking pode servir para amostragem de tamanho da torcida para patrocinadores, enfim, não podemos aceitar que fiquemos atrás de Grêmio, Santos e outros, como estamos hoje, só depende de nós, vamos apostar, os concursos acontecem todos os sábados, faça disso um hábito semanal, além de concorrer à uma grana, ajuda o Vasco com suas dívidas tributárias, já que essa loteria foi criada exatamente com essa finalidade.
f) Vista com orgulho nossa camisa, ande com ela pelas ruas, em shoppings em todos os lugares possíveis, mostrem nosso orgulho, nossa força, nosso amor por esse clube, somos Vasco sempre, não somos Vasco às vezes ou só quando o Vasco ganha no futebol, sempre fomos e sempre seremos VASCAÍNOS, a força que mostramos na 2° divisão enchendo estádios em todos os lugares do Brasil, tem que ser mostrada novamente agora que voltamos ao nosso real lugar, a 1° divisão, O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR, vamos continuar mostrando o tamanho, a força e o poder do Vasco, o poder da nossa torcida.
Vascaínos de todo o Brasil, é isso, tenhamos orgulho em todos os momentos de sermos torcedores desse gigantesco e tão amado CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.
Os itens acima, em sua maioria estão ao nosso alcance, não perca tempo ajude, temos o direito de cobrar, mas também temos o dever de ajudar, façam o seu papel de torcedores, quem não se associou, associe-se, quem ainda não comprou um exemplar da revista, compre, quem puder aposte na timemania e marque com muito prazer, o Vasco como time do coração, compre produtos licenciados, vá aos jogos sempre que possível e vista com muito orgulho e de peito estufado a mais bela camisa, a camisa do nosso Vascão."


Por: Daniel Andrade

/+/ SÓCIOS UNIDOS PELO VASCO /+/


4 comentários:

  1. Daniel Andrade, de tudo que eu pensei sobre "ajudar o Vasco", você abordou praticamente tudo. De fato, quem quer ajudar o Vasco, pode fazê-lo, associando-se, comprando a revista e, apenas, produtos licenciados, jogando na TIMEMANIA (marcando Vasco), indo aos jogos prestigiar e incentivar nossa equipe e usando, independente de resultados, a camisa do Vasco pelas ruas. Existem ainda outras formas de ajudar o clube. Vou citar duas: comprando pacote de jogos do Vasco transmitidos pelas TV a cabo e fazer doações de artigos oficiais do Vasco a vascaínos que não podem comprar referidos produtos. Fazendo a doação de uma camisa do Vasco para alguém que não pode comprar, estaremos aumentando a visibilidade do Vasco pelo Brasil. Quantos vascaínos não gostariam de exibir uma linda camisa de seu Clube pelas ruas. Fazendo uma doação de uma camisa antiga ou nova, que nós não usamos mais ou aquela que nós ganhamos e já temos igual no armário, estaremos dando a oportunidade a alguém que não tem condições de adquirir um produto licenciado do Vasco, e estaremos proporcionando alegria inimaginável em diversos corações vascaínos. Sobre este tema, estarei documentando diversas doações que fiz para uma futura coluna. Parabéns pelo texto. Saudações CruzMaltinas.

    ResponderExcluir
  2. Minha sugestão seria mais especificamente sobre os sócios. Na época em que eu participava do fórum um tema que sempre aparecia era sobre o tratamento dado aos sócios nas sedes do Vasco.

    Acho que os sócios poderiam ser reunir para frequentar mais as sedes (principalmente o calabouço e SJ)para mostrar que o sócio a partir de agora fazer parte da vida do clube.
    Tornar o clube verdadeiramente democrático e familiar, além de melhorar o atendimento ao sócio.

    SV

    ResponderExcluir
  3. Bela coluna Daniel, também comungo da mesma opinião que você, sei que o clube tem que fazer a sua parte que é conseguir os patrocínios, que é conseguir as certidões para que possa receber do dinheiro da Eletrbrás, mais nós "TORCEDORES DO VASCO" também temos a nossa obrigação de ajudar o clube, conforme você citou acima...

    Vamos aqui todos unidos continuar buscando a judar o nosso clube, e também cobrando da diretoria do Vasco melhorias em todos os setores...

    SV

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Daniel!

    Não basta torcer, temos que participar!

    E você elencou bem algumas formas de como o torcedor vascaíno pode ajudar nosso amado Club.

    Associar-se é fundamental para participar do presente e do futuro do Vasco.

    Comprar produtos licenciados além de ser a coisa certa é importante para gerar receita extra para o club.

    Adquirir a revista é interessante para conhecer coisas fatásticas sobre a hist´ria e a vida do vasco e dos vascaínos.

    E arriscar na Timemania além de contribuir na questão das dívidas de impostos, corremos o risco de ganhar um dinheirinho.

    É isso aí!

    Vasco acima de tudo!

    S.V.
    ACM

    ResponderExcluir